SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2Parental alcoholism and consecuencis on children and adolescentes: a reviewThe benzodiazepine consumption by elderly women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

CANDIDO, Mariluci Camargo F. S.  and  FUREGATO, Antonia Regina F.. Atenção da enfermagem ao portador de transtorno depressivo: uma reflexão. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2005, vol.1, n.2, pp. 0-0. ISSN 1806-6976.

Esta reflexão objetiva divulgar conhecimentos sobre a atenção ao portador de transtornos depressivos. Abordam-se aspectos históricos e clínicos da depressão e da atenção de enfermagem. A literatura enfatiza que a doença diagnosticada e tratada precocemente evita prejuízos sociais e pessoais, aumentando a responsabilidade dos profissionais em todos os níveis de atenção. Frente ao quadro apresentado, sugere-se a implementação de programas de educação em saúde e de ensino básico ao enfermeiro, revendo conceitos, formas de abordagens e tratamentos. Profissionais assistenciais e docentes devem estar alertas sobre a importância das ações terapêuticas na depressão, em todos os níveis de complexidade do cuidado de enfermagem.

Keywords : Enfermagem; Saúde mental; Transtorno depressivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License