SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Atenção da enfermagem ao portador de transtorno depressivo: uma reflexão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MENDONCA, Reginaldo Teixeira  e  CARVALHO, Antonio Carlos Duarte de. O consumo de benzodiazepínicos por mulheres idosas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2005, vol.1, n.2, pp. 0-0. ISSN 1806-6976.

Os benzodiazepínicos estão entre os medicamentos mais consumidos, principalmente por mulheres idosas. Através de entrevistas semi-estruturadas com dezoito mulheres idosas, pacientes psiquiátricos do Núcleo de Saúde Mental do Centro Saúde Escola da FMRP-USP, objetivou-se mostrar suas concepções sobre benzodiazepínicos e a interação de fatores biológicos, sociais e culturais envolvidos na dependência desses medicamentos. Conclui-se, de acordo com as concepções dadas pelas mulheres idosas entrevistadas, que o consumo e a dependência de benzodiazepínicos são singulares e não se restringem a uma relação biológica de seus efeitos, mas incluem a influência de fatores culturais e sociais.

Palavras-chave : Benzodiazepínicos; Dependência; Mulheres idosas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License