SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Vínculos e redes sociais de indivíduos dependentes de substâncias psicoativas sob tratamento em CAPS AD índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MORDINI, Emilio. Autonomia e a genética da conduta. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2006, vol.2, n.1, pp. 0-0. ISSN 1806-6976.

A idéia de que a conduta, traços de personalidade, preferências e opções possam originar-se em um tipo de programa biológico de tomada de decisões, modelado pela evolução e contido no DNA colide com a idéia de “autonomia”. O termo “autonomia” realmente envolve a idéia de liberdade e capacidade de autodeterminação, controle da própria vida e vai além de qualquer influência de forças compulsivas biológicas, psicológicas e sociais, inclusive os genes. Políticas direcionadoras da atividade científica devem ser baseadas tanto em um momento de universalidade, representado pelo determinismo, quanto nas demandas pragmáticas postas pela indeterminação e autonomia. Às vezes os cientistas parecem não compreender isso.

Palavras-chave : Genética; Livre vontade; Ética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License