SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Práticas desinstitucionalizadoras em uma unidade de internação psiquiátricaO uso de álcool entre gestantes e o seus conhecimentos sobre os efeitos do álcool no feto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

PRATTA, Elisângela Maria Machado  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Levantamento dos motivos e dos responsáveis pelo primeiro contato de adolescentes do ensino médio com substâncias psicoativas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2006, vol.2, n.2, pp. 0-0. ISSN 1806-6976.

Este estudo objetivou levantar os motivos apresentados por adolescentes para o primeiro contato com as drogas e os responsáveis pela introdução dos mesmos ao uso. Participaram 568 adolescentes que completaram um questionário de autopreenchimento que preservava o anonimato dos participantes. A análise dos resultados envolveu: a) descrição da distribuição das variáveis na amostra; b) teste qui-quadrado. Verificou-se que a curiosidade foi o motivo principal apontado para o uso de drogas pela primeira vez e que os responsáveis pelo início do consumo dessas substâncias pelos adolescentes foram os amigos. Os dados apresentam informações relevantes para o planejamento de estratégias preventivas ao uso de drogas na adolescência.

Palavras-chave : Adolescência; Uso de Substâncias Psicoativas; Motivações.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License