SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2El uso de alcohol y tabaco en una población de gestantes y su conocimiento sobre los efectos del alcohol en el fetoEl acompañamiento terapéutico como estrategia de continencia del sufrimiento psíquico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

OLIVEIRA, Melina Del’Arco de. A arte enquanto possível direção do tratamento na clínica da psicose: relato de caso. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2006, vol.2, n.2, pp. 0-0. ISSN 1806-6976.

Em um CAPS para usuários de álcool e drogas, um paciente psicótico de 29 anos apresenta importante comorbidade e se endereça a um trabalho terapêutico com a arte. Na oficina de arte, ele reconstrói um personagem do mundo futebolístico e restaura seus projetos e inserção social. À luz da teoria lacaniana, o analista testemunhou essa produção de modo que o próprio sujeito pôde significá-la em busca de sentidos para si. Dessa forma, a arte pode contribuir para a reconstituição de sentidos para o sujeito psicótico e a exposição da obra artística pode expurgar o anonimato do sujeito ao inscrevê-lo no público, desviando o olhar estigmatizante do Outro.

Palabras clave : Psicose; Abuso de drogas; Psicanálise; Terapia pela arte; Relato de caso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License