SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2O uso de álcool entre gestantes e o seus conhecimentos sobre os efeitos do álcool no fetoO acompanhamento terapêutico como estratégia de continência do sofrimento psíquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

OLIVEIRA, Melina Del’Arco de. A arte enquanto possível direção do tratamento na clínica da psicose: relato de caso. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2006, vol.2, n.2, pp. 0-0. ISSN 1806-6976.

Em um CAPS para usuários de álcool e drogas, um paciente psicótico de 29 anos apresenta importante comorbidade e se endereça a um trabalho terapêutico com a arte. Na oficina de arte, ele reconstrói um personagem do mundo futebolístico e restaura seus projetos e inserção social. À luz da teoria lacaniana, o analista testemunhou essa produção de modo que o próprio sujeito pôde significá-la em busca de sentidos para si. Dessa forma, a arte pode contribuir para a reconstituição de sentidos para o sujeito psicótico e a exposição da obra artística pode expurgar o anonimato do sujeito ao inscrevê-lo no público, desviando o olhar estigmatizante do Outro.

Palavras-chave : Psicose; Abuso de drogas; Psicanálise; Terapia pela arte; Relato de caso.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License