SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Uso de drogas no chile: pesquisa documental e bibliográficaAvaliação do nível de propensão para o desenvolvimento do alcoolismo entre estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Católica Dom Bosco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SCALI, Danyelle Freitas  e  RONZANI, Telmo Mota. Estudo das expectativas e crenças pessoais acerca do uso de álcool. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2007, vol.3, n.1, pp. 00-00. ISSN 1806-6976.

O Inventário de Expectativas e Crenças Pessoais acerca do Álcool considera que, à medida que o padrão de bebida se torna mais pesado, as pessoas endossam mais expectativas positivas em relação aos efeitos positivos do álcool. Tal estudo pretendeu avaliar as crenças sobre o álcool em alcoolistas do Instituto de Saúde Mental e avaliar o desempenho do IECPA na identificação de alcoolistas. Tal pesquisa parece ter confirmado essa tendência. Observou-se que quanto maior a expectativa e quanto mais positivas as crenças sobre o álcool, maior foi o consumo de álcool entre os respondentes do grupo de dependentes.

Palavras-chave : Cognição; Alcoolismo; Comportamento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License