SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Estudo das expectativas e crenças pessoais acerca do uso de álcoolPsicoterapia psicanalítica: aplicações no tratamento de pacientes com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

RODRIGUES, Ana Paula; OLIVEIRA, Alex Souza de; ZALESKI, Elizabeth Gonçalves Ferreira  e  ARANTES, Sandra Lúcia. Avaliação do nível de propensão para o desenvolvimento do alcoolismo entre estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Católica Dom Bosco. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2007, vol.3, n.1, pp. 00-00. ISSN 1806-6976.

Realizado estudo epidemiológico descritivo-quantitativo, com o objetivo de rastrear a pré-disposição para desenvolver o alcoolismo em acadêmicos recém ingressados e formandos do Curso de Enfermagem na Universidade Católica Dom Bosco, após consentimento autorizado pelos próprios acadêmicos, foi realizada uma amostra de 103 estudantes, do 1º e 4º ano do curso. Como metodologia foi utilizado o instrumento de screening AUDIT para avaliação do nível de propensão para o desenvolvimento do alcoolismo, os resultados obtidos identificam que a prevalência de beber de risco entre os acadêmicos participantes é considerada alta (21,36% da amostra), pois apresentam escore > 8, sendo 35,71% dos homens e 19,10% das mulheres, o que pode trazer danos tanto profissional como pessoal.

Palavras-chave : Alcoolismo; Universitários; Estilo de vida; Instrumentos tipo screening para alcoolismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License