SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Avaliação do nível de propensão para o desenvolvimento do alcoolismo entre estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Católica Dom BoscoAYAHUASCA: neuroquímica e farmacologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SANTOS, Manoel Antônio dos. Psicoterapia psicanalítica: aplicações no tratamento de pacientes com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2007, vol.3, n.1, pp. 00-00. ISSN 1806-6976.

O presente estudo apresenta reflexões sobre a abordagem psicanalítica/psicodinâmica, discutindo suas possíveis aplicações no tratamento de pacientes com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. São delineadas as principais concepções dessa abordagem e descritos os pressupostos teóricos com os quais operam suas técnicas e os fundamentos epistemológicos que sustentam a prática da psicoterapia. Em seguida, são revisados os resultados de pesquisas que oferecem evidências científicas que indicam sua efetividade no campo do tratamento para uso de substâncias psicoativas.

Palavras-chave : Psicoterapia; Drogas ilícitas; Transtornos relacionados ao uso de substâncias/terapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License