SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1O conhecimento produzido em saúde mental e sua aplicação nos serviços índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

BERNARDES, Elexandra Helena; PEREIRA, Maria José Bistafa  e  SOUZA, Nilzemar Ribeiro de. Integralidade, na concepção de enfermeiros, da estratégia de saúde da família. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2007, vol.3, n.1, pp. 00-00. ISSN 1806-6976.

Este estudo teve como objetivo identificar quais as concepções atribuídas à integralidade na perspectiva do homem pelos enfermeiros de Saúde da Família (SF). Isso se deu através de abordagem qualitativa, entrevista semi-estruturada, com oito enfermeiros atuantes em equipes de SF numa cidade de Minas Gerais. A análise foi orientada pela técnica de análise temática. Os resultados evidenciam que a integralidade, sob a perspectiva do homem, apareceu, na maioria das vezes, relatada e compreendida de maneira memorizada, confusa e até distante de seus significados originais, onde o homem é tomado enquanto máquina. Apenas algumas falas revelaram o homem como um ser integral, indivisível, influenciado pela rede de relações que o conforma.

Palavras-chave : Sistema Único de Saúde (BR); Saúde da família; Enfermagem em saúde comunitária.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License