SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Ser alcoolista na voz de sujeitos dependentes de álcoolAs manifestações de sofrimento mental mais freqüentes na comunidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

POSSA, Terezinha  e  DURMAN, Solânia. Processo de ressocialização de usuários de substâncias lícitas e ilícitas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2007, vol.3, n.2, pp. 00-00. ISSN 1806-6976.

Esta pesquisa objetivou conhecer o modo de vida de oito indivíduos, moradores de rua, usuários de substâncias lícitas e ilícitas, na faixa etária de 21 a 50 anos, em processo de ressocialização, numa organização não-governamental: Associação Nova Aliança - ANA, no município de Cascavel, PR, em 2003. O estudo baseou-se nos pressupostos teóricos da reabilitação psicossocial emanados do Movimento da Reforma Psiquiátrica. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, com a participação de 8 usuários. Os dados foram coletados por meio de 3 questões norteadoras, analisados qualitativamente à luz do referencial teórico. Este estudo apontou que o aspecto para trabalhar a ressocialização seria priorizar os aspectos sociais e econômicos, implicando no aumento de sua contratualidade afetiva, social e econômica, viabilizando sua autonomia.

Palavras-chave : Socialização; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Saúde mental.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License