SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Processo de ressocialização de usuários de substâncias lícitas e ilícitas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

LAURENTI, Ruy. As manifestações de sofrimento mental mais freqüentes na comunidade. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2007, vol.3, n.2, pp. 00-00. ISSN 1806-6976.

Apresenta-se um panorama da freqüência de transtornos mentais e comportamentais na população do Brasil, do Estado e do município de São Paulo, tendo como base os dados de mortalidade e morbidade do ano 2002. Entre o número de óbitos, destacam-se os transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de substâncias psicoativas (F10-F19), com 77,26% das causas de morte no Brasil; 59,11% no Estado e 53,38% no município. Quanto às internações, predominam os transtornos incluídos no grupamento Esquizofrenias, transtornos esquizotípicos e delirantes (F20-F29), com 52,72, 43,77 e 44,65% do total de transtornos mentais, respectivamente, no Brasil, Estado e município de São Paulo; seguido do mesmo grupamento responsável pelos óbitos. Tais dados dão idéia do cenário, pois somente inquéritos, bem conduzidos, podem evidenciar a prevalência, e o Brasil carece de estudos dessa natureza, assim os dados secundários de mortalidade e morbidade são uma alternativa, como balizadores da situação e para implementar políticas públicas.

Palavras-chave : Transtornos mentais; Transtornos do comportamento social; Mortalidade; Morbidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License