SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1História oral de vida de adolescentes dependentes químicos, internados no setor de psiquiatria do hospital regional de Mato Grosso do Sul para tratamento de desintoxicaçãoPadrão de consumo de álcool entre estudantes do ensino médio de uma cidade do interior do estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

BRUSAMARELLO, Tatiana et al. Consumo de drogas: concepções de familiares de estudantes em idade escolar. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2008, vol.4, n.1, pp. 00-00. ISSN 1806-6976.

Trata-se de pesquisa qualitativa exploratória, realizada de agosto de 2005 a junho de 2007. Participaram 23 pais de estudantes de 5ª a 8ª séries de escola pública de Curitiba, PR. Objetivos: conhecer concepções dos pais a respeito do consumo de drogas, identificar conhecimentos que os pais possuem em relação às drogas, identificar experiências familiares do uso de drogas. Obteve-se dados mediante entrevista e esses foram organizados em categorias temáticas, as quais identificaram que as famílias possuem pouca informação a respeito dos tipos de drogas e de como preveni-las. Evidenciou-se a concepção da droga como algo que prejudica a saúde, desestrutura a família, provoca morte, bem como toda a sorte de malefícios para usuário, família e sociedade.

Palavras-chave : Drogas ilícitas; Estudantes; Educação primária e secundária; Família.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License