SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Effect of self-esteem on alcohol and tobacco consumption in adolescents from the rural area of Nuevo León, MexicoNursing diagnoses and clinical and social profile of adolescents addicted to drugs at a rehabilitation center in Medellin 2006 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

MUSSE, Anelisa Barbosa. Apologia ao uso e abuso de álcool entre universitários: uma análise de cartazes de propaganda de festas universitárias. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2008, vol.4, n.1, pp. 00-00. ISSN 1806-6976.

O objetivo deste trabalho foi verificar, através da Análise do Discurso, a existência de estímulo ao uso e abuso de álcool em cartazes de propaganda de festas universitárias. Foram obtidos 15 cartazes em 2005 e 15 em 2007, na cidade de Uberlândia, MG. Foram analisados quanto à presença de nome/tema da festa, imagem/figura, disponibilização das bebidas e logotipo de marca de bebida. Observou-se em 93,3% dos cartazes de 2005 um ou mais conteúdos relacionados ao uso e abuso de álcool e 86,6% em 2007. Assim, esta pesquisa encontrou apologia do consumo de álcool nas propagandas de festa.

Keywords : Propaganda; Uso de álcool; Estudantes universitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License