SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Apology for alcohol use and abuse among university students: an analysis of university party postersRecognition of psychiatrist Jurandyr Manfredini among students of the Nursing School Alfredo Pinto, 1954-1955 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

ALVAREZ GOMEZ, Matilde; CUERVO RODRIGUEZ, Mary Luz; ESPINAL GARCIA, Maria Tatiana  and  CASTANO ROJAS, Julian. Diagnósticos de enfermagem, perfil social e clínico de adolescentes em tratamento para a drogadição em um centro de reabilitação de Medellin 2006. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2008, vol.4, n.1, pp. 00-00. ISSN 1806-6976.

Através de uma pesquisa descritiva, foram determinados os diagnósticos de enfermagem mais freqüentes, e o perfil social e clínico de 50 jovens, dos quais foi avaliado o estado de saúde; e foi completado um instrumento baseado na NANDA, com o qual foi elaborada uma check-list de 35 diagnósticos, os mais repetidos dos quais foram selecionados. A média de idade foi 17.6 anos; a maioria era de homens, que pertenciam a uma família nuclear de baixo nível; a droga mais consumida foi maconha; a co-morbidade mais comum foi conduta sociopática. Os diagnósticos de enfermagem mais freqüentes: Desempenho de papel alterado; Interação social prejudicada; Ansiedade; Atividades de recreação deficientes; Conhecimentos deficientes; Isolamento social, Padrão de sono perturbado; Risco para violência direcionada aos outros. Conclui-se que a droga mais consumida por adolescentes dependentes é a maconha, e que as co-morbidades mais freqüentes são as patologias sociais e transtornos de conduta.

Keywords : Diagnóstico de enfermagem; Transtornos relacionados com substâncias; Adolescentes; Condições sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License