SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2The State and the theme of legal and illegal drugs: advances of the new legislation and challenges in view of the single health systemSale of alcoholic drinks and violence: what bar owners think author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

OLIVEIRA, Elias Barbosa de; BITTENCOURT, Leilane Porto  and  CARMO, Aila Coelho do. A importância da família na prevenção do uso de drogas entre crianças e adolescentes: papel materno. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2008, vol.4, n.2, pp. 00-00. ISSN 1806-6976.

É um estudo qualitativo descritivo que objetivou descrever os fatores de risco e protetores para o uso e abuso de drogas referidas pela família. Utilizou-se a técnica de entrevista. Participaram do estudo 22 mães de uma comunidade situada no município do Rio de Janeiro, em 2006. Resultados: às mães relataram como fatores de risco o meio, a influência dos pares e a utilização de drogas pela família. Como fatores protetores o diálogo, a família estruturada e atividades sociais e educativas. Concluiu-se que os fatores de risco e protetores devem ser considerados no desenvolvimento de programas de prevenção dirigidos a famílias de baixa-renda.

Keywords : Relações familiares; Drogas ilícitas; Comportamento do adolescente; Transtornos relacionados ao uso de substâncias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License