SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Uso de bebida alcoólica, religião e outras características sociodemográficas em pacientes da atenção primária à saúde - Juiz de Fora, MG, Brasil - 2006O trabalho de enfermagem em unidade de terapia intensiva: significados para técnicos de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SOARES, Marcos Hirata. A inserção do enfermeiro psiquiátrico na equipe de apoio matricial em saúde mental. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2008, vol.4, n.2, pp. 00-00. ISSN 1806-6976.

Destaca-se a importância do apoio matricial nas ações básicas de saúde mental. Num município do interior paulista, fora implantado o apoio matricial para 2 equipes de saúde da família. Relata-se a experiência do enfermeiro psiquiátrico nessa equipe, com o objetivo de auxiliar o enfermeiro generalista no cuidado aos doentes mentais. Ao refletir sobre essa experiência, depreendeu-se que houve maior resolutibilidade dos casos e menor estigma com relação à abordagem dos doentes mentais. Necessita-se, ainda, de amadurecimento do projeto para uma posterior pesquisa acerca dos resultados deste projeto.

Palavras-chave : Serviços de saúde mental; Enfermagem psiquiátrica; Desinstitucionalização.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License