SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2A escuta na psicoterapia de adolescentes: as diferentes vozes do silêncioInstrumento projetivo para implantação da atenção farmacêutica aos portadores de transtornos psicossociais; atendidos pelo centro de atenção psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MILLANI, Helena de Fátima Bernardes  e  VALENTE, Maria Luisa L. de Castro. O caminho da loucura e a transformação da assistência aos portadores de sofrimento mental. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2008, vol.4, n.2, pp. 00-00. ISSN 1806-6976.

O texto parte de novos conceitos e práticas da psiquiatria que atravessam o contexto da saúde mental coletiva, aborda o desenvolvimento histórico que favorece o entendimento para a construção de novas formas sociais e técnicas no lidar com a loucura, a doença mental e o sofrimento humano. Destaca, ainda, que o atendimento ao portador de transtorno mental sofreu vários processos de transformação, passando da institucionalização para os serviços de atenção psicossocial, realizando a mudança do paradigma “doença-cura” pelo “existência-sofrimento”.

Palavras-chave : Psicologia social; Institucionalização; Saúde mental.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License