SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Characteristics of heroin addicts in treatment in a public social company, from january 2003 till june 2008 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

SANTOS, Virgínia Maria Vinagre dos  and  FARATE, Carlos Manuel da Cruz. Impacto da heroinodependência materna no tipo de comportamento de vinculação e na adaptação escolar da criança. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2009, vol.5, n.1, pp. 1-21. ISSN 1806-6976.

A partir do estudo de um grupo de díades de mães heroinodependentes com filhos de 10 ou menos anos e de um grupo controle de díades da população geral, em que se excluiu, por critérios clínicos, a heroinodependência materna, e com crianças do mesmo grupo etário pretendeu-se avaliar o impacto da heroinodependência materna, no tipo de comportamento de vinculação díadica e na adaptação social/escolar da criança. Procedeu-se à caracterização sociodemográfica, familiar, da gravidez e do parto, da criança ao nascer, da relação precoce mãe-filho, da adaptação escolar da criança e à observação directa das díades mãe-filho com 5 ou menos anos. Os resultados obtidos revelaram diferenças significativas num e noutro grupo e permitiram concluir que há associação significativa entre a heroinodependência materna e comportamento de vinculação de tipo inseguro.

Keywords : Dependência de heroína; Relações mãe-filho; Comportamento de vinculação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License