SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Ações de enfermagem frente às implicações clínicas do tabagismo na saúde da mulherBiografia de João Carlos Teixeira Brandão: de alienista a diretor da 1ª Escola de Enfermagem do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

AVANCI, Rita de Cássia; FUREGATO, Antonia Regina Ferreira; SCATENA, Maria Cecília Morais  e  PEDRAO, Luiz Jorge. Relação de ajuda enfermeiro-paciente pós-tentativa de suicídio. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2009, vol.5, n.1, pp. 1-15. ISSN 1806-6976.

Este estudo objetivou apresentar a análise de uma relação terapêutica enfermeiro-paciente, após tentativa de suicídio de paciente internada em Unidade de Emergência por ingestão de soda cáustica. A interação de ajuda no modelo humanista foi gravada e transcrita. A análise apresentou quatro etapas: 1) O exame - a enfermeira escutou a paciente, estimulou a expressão, esclarecendo os procedimentos técnicos. Iniciou-se um processo empático, de confiança; 2) Saudade de casa - a paciente expressou sentimentos sobre a casa e familiares; 3) Tentativa de suicídio - verbalizou sua experiência (tentativa de suicídio), percebendo sua participação, realizando uma autoreflexão; 4) O cotidiano - expressou outros sentimentos em suas atividades no cotidiano.

Palavras-chave : Enfermagem psiquiátrica; Suicídio; Relações interpessoais; Cuidado.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License