SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Relação de ajuda enfermeiro-paciente pós-tentativa de suicídio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

ARAUJO JUNIOR, Marcos Vinicio; MOREIRA, Almerinda  e  ROCHA, Bruno. Biografia de João Carlos Teixeira Brandão: de alienista a diretor da 1ª Escola de Enfermagem do Brasil. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2009, vol.5, n.1, pp. 1-13. ISSN 1806-6976.

Trata-se da biografia de João Carlos Teixeira Brandão, primeiro diretor da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, a primeira escola de enfermagem do Brasil, atual Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Os fatos aqui relatados foram retirados dos relatórios da Assistência aos Alienados, relatório ministerial de 1890, fontes primárias utilizadas no estudo e notas publicadas em periódicos da época e, em especial, o Jornal do Comércio. O conteúdo proporciona panorama sociopolítico das condições em que se deu a formação de uma nova classe trabalhista, que foi a enfermagem, e as mudanças ocorridas em torno dos alienados no Brasil.

Palavras-chave : História da enfermagem; Psiquiatria.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License