SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Julgamento sócio-moral entre estudantes que fazem uso de bebidas alcoólicas: aceitabilidade, categorias de justificação e jurisdição de autoridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SAEZ, María Navarro de et al. Factores de riesgo y propuestas para la reducción de la demanda de drogas en estudiantes de medicina de una universidad venezolanaFatores de risco e propostas para a redução da demanda de drogas em estudantes de medicina de uma universidade venezuelana. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2009, vol.5, n.2, pp. 1-16. ISSN 1806-6976.

O objetivo do estudo foi explorar a percepção dos fatores de risco para o consumo de drogas e as propostas para a redução da demanda dos estudantes que ingressam na Escola de Medicina de uma universidade venezuelana. Esta pesquisa utilizou métodos qualitativos, especificamente a técnica de grupos focais para a coleta de dados e a análise do conteúdo para o processamento dos mesmos. A amostra foi composta de 120 estudantes. Os resultados referem a percepção do grupo estudado sobre a mudança enfrentada por eles e sua relação com fatores emocionais, sociais e de contexto como potenciais estressores psicossociais que atuam como fatores de risco.

Palavras-chave : Percepção; Risco; Prevenção primária; Estudantes de medicina.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License