SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Factores de riesgo y propuestas para la reducción de la demanda de drogas en estudiantes de medicina de una universidad venezolanaConsumo de álcool em jovens e sua relação com a violência psicológica no namoro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

CRUZ, Luciana Ap. Nogueira da; MARTINS, Raul Aragão  e  TEIXEIRA, Patrícia Santos. Julgamento sócio-moral entre estudantes que fazem uso de bebidas alcoólicas: aceitabilidade, categorias de justificação e jurisdição de autoridade. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2009, vol.5, n.2, pp. 1-14. ISSN 1806-6976.

O conhecimento sobre o uso de álcool e outras drogas entre adolescentes e jovens está bem descrito na literatura científica, mas pouco se sabe sobre o julgamento desta conduta em termos sócio-morais. Partindo desta perspectiva, este trabalho avalia como 46 estudantes de ensino médio de uma cidade do interior do estado de São Paulo, Brasil, julgam as condutas de uso de bebidas alcoólicas (incluindo o beber e dirigir), furto, agressão e uso de capacete em motocicletas. Resultados mostram que beber e dirigir, agressão e furto são os eventos considerados menos aceitáveis e que o uso de bebidas alcoólicas é classificado nos domínios convencional e de prudência.

Palavras-chave : Julgamento; Moral; Bebidas alcoólicas; Estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License