SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Prevalência de consumo de álcool nas pessoas com diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo - 2Transtornos mentais relacionados ao trabalho: revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MIRANDA, Seara Pereira de  e  VARGAS, Divane de. Satisfação de pacientes de um centro de atenção psicossocial álcool e drogas com o atendimento do enfermeiro. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2009, vol.5, n.2, pp. 1-15. ISSN 1806-6976.

Estudo exploratório descritivo, com o objetivo de verificar a satisfação dos usuários de um centro de atenção psicossocial álcool e drogas, com o atendimento prestado pelo enfermeiro. Os dados foram coletados através de questionário auto-aplicável, com uma amostra de 50 pacientes do sexo masculino que estavam em tratamento há mais de 30 dias. Os resultados evidenciaram que a maioria dos sujeitos estava satisfeita com o atendimento dispensado pelo enfermeiro, avaliando o cuidado prestado como muito bom e demonstrando confiança nesse profissional para relatar seus problemas pessoais. Sugere-se que outros estudos avaliando a satisfação desses usuários com o atendimento do enfermeiro devem ser realizados.

Palavras-chave : Satisfação do paciente; Serviços comunitários de saúde mental; Cuidados de enfermagem; Transtornos relacionados ao uso de substâncias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License