SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Satisfação de pacientes de um centro de atenção psicossocial álcool e drogas com o atendimento do enfermeiroAs competências em saúde mental das equipes dos serviços de saúde: o caso NEAD-UFES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

BARBARO, Alessandra Marino et al. Transtornos mentais relacionados ao trabalho: revisão de literatura. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2009, vol.5, n.2, pp. 1-16. ISSN 1806-6976.

Investigou-se Transtornos Mentais (TM) relacionados ao trabalho, suas características e quais os trabalhadores mais acometidos por eles. Levantou-se a literatura nacional e latino-americana da área da saúde sobre o tema proposto, a partir de indexações na Scientific Electronic Library Online. Utilizaram-se os descritores apropriados obtidos na Biblioteca Virtual em Saúde e estabeleceram-se critérios de inclusão/exclusão para seleção dos artigos; dez foram analisados, evidenciando que os TM podem estar tanto relacionados ao trabalho como à sua ausência. Ambientes laborais inadequados, formas como as atividades são organizadas, pouca valorização do trabalhador, participação insatisfatória nas decisões, entre outros fatores, favorecem sua ocorrência. Constatou-se a presença de TM em professores, trabalhadores de saúde, siderurgia, adultos, mulheres e donas de casa. Investigações com outros trabalhadores são importantes.

Palavras-chave : Transtornos mentais; Trabalho; Condições de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License