SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Los trastornos mentales relacionados con el trabajo: revisión de la literaturaConocimientos básicos en el gerenciamiento de casos de salud mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

SIQUEIRA, Marluce Miguel de. As competências em saúde mental das equipes dos serviços de saúde: o caso NEAD-UFES. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2009, vol.5, n.2, pp. 1-14. ISSN 1806-6976.

As mudanças sociais têm impactado de diferentes maneiras a existência humana, especialmente na educação e no trabalho. Estas mudanças têm indicado a necessidade de reformulação tanto no processo de formação quanto de trabalho dos profissionais de saúde. Face a isto, propusemo-nos a realizar um estudo reflexivo critico sobre competências aplicadas à área da saúde mental, tendo como base nossa experiência na equipe de Enfermagem do Núcleo de Estudos sobre o Álcool e outras Drogas (NEAD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O artigo mostra que a criação de um espaço para estudar o ensino e a prática sobre substâncias psicoativas destinado a estudantes de Enfermagem e demais cursos da UFES possibilitou construir uma concepção sobre competências em saúde mental de forma crítica, participativa e conscientizadora.

Palabras clave : Enfermagem; Saúde mental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License