SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Pregnant teenagers' perceptions about alcohol consumption during pregnancy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

FACANHA, Jorge Daniel Neto et al. Prevenção do suicídio em adolescentes: programa de intervenção believe. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2010, vol.6, n.1, pp. 1-16. ISSN 1806-6976.

A prevenção dos comportamentos da esfera suicidária, entre os adolescentes, constitui atualmente uma das prioridades de intervenção, contemplada no Plano Nacional de Saúde Mental. No âmbito desse plano, defende-se, ainda, a necessidade de desenvolvimento de respostas e programas de ligação aos Cuidados de Saúde Primários. Nesse sentido, foi delineado e implementado o Programa de Intervenção que designado BELIEVE com os objetivos de avaliar a autoestima e capacidade de resolução de problemas dos adolescentes e intervir para a sua melhoria, integrado no âmbito da prevenção dos comportamentos da esfera suicidária em adolescentes. Esse programa contemplou duas vertentes de atuação: uma orientada para Técnicos de Cuidados de Saúde Primários e a outra para o meio escolar, com 106 adolescentes do 8º e 9º ano de escolaridade em sala de aula. Os adolescentes do sexo masculino apresentam níveis mais elevados de autoestima e menos dificuldades nas estratégias de resolução de problemas do que adolescentes do sexo feminino. A implementação do programa permitiu melhorar a autoestima e capacidade de resolução de problemas dos adolescentes.

Keywords : suicídio; adolescentes; prevenção; programa de intervenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License