SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Prevención de suicidio en adolescentes: programa de intervención believePrácticas territoriales de cuidado en salud mental: experiencias de un centro de atención psicosocial en la ciudad de Rio de Janeiro, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

COSTA, Tarciana Sampaio et al. Percepções de adolescentes grávidas acerca do consumo de álcool durante o período gestacional. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2010, vol.6, n.1, pp. 1-15. ISSN 1806-6976.

O objetivo deste estudo foi verificar percepções de adolescentes grávidas acerca do consumo de álcool durante o período gestacional. Realizou-se estudo com 20 adolescentes grávidas, usuárias de Unidades Básicas de Saúde da Família de um município no interior do Ceará. Verificou-se que as adolescentes percebem a ingestão de bebida alcoólica durante o período gestacional como "atitude inconsequente", "algo natural" e "algo errado, mas impossível de resistir". Ficou demonstrada a necessidade de assistência voltada ao modelo holístico, em que cada paciente é tratado como um ser biopsiquicossocial, como também a realização de trabalho educativo.

Palabras clave : bebidas alcoólicas; gravidez; adolescente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License