SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Prevenção do suicídio em adolescentes: programa de intervenção believePráticas territoriais de cuidado em saúde mental: experiências de um centro de atenção psicossocial no município do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

COSTA, Tarciana Sampaio et al. Percepções de adolescentes grávidas acerca do consumo de álcool durante o período gestacional. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2010, vol.6, n.1, pp. 1-15. ISSN 1806-6976.

O objetivo deste estudo foi verificar percepções de adolescentes grávidas acerca do consumo de álcool durante o período gestacional. Realizou-se estudo com 20 adolescentes grávidas, usuárias de Unidades Básicas de Saúde da Família de um município no interior do Ceará. Verificou-se que as adolescentes percebem a ingestão de bebida alcoólica durante o período gestacional como "atitude inconsequente", "algo natural" e "algo errado, mas impossível de resistir". Ficou demonstrada a necessidade de assistência voltada ao modelo holístico, em que cada paciente é tratado como um ser biopsiquicossocial, como também a realização de trabalho educativo.

Palavras-chave : bebidas alcoólicas; gravidez; adolescente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License