SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Percepções de adolescentes grávidas acerca do consumo de álcool durante o período gestacionalCooperação internacional em prevenção do uso abusivo de drogas no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

CASTRO, Leonardo Martins  e  MAXTA, Bruno Souza Bechara. Práticas territoriais de cuidado em saúde mental: experiências de um centro de atenção psicossocial no município do Rio de Janeiro. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2010, vol.6, n.1, pp. 1-11. ISSN 1806-6976.

Este artigo apresenta o campo da saúde mental e da reabilitação, com base na comunidade, orientados pelos projetos e práticas de cuidado. Objetivou mostrar a importância das práticas territoriais de cuidado na reabilitação psicossocial. Como procedimentos metodológicos, usou-se o estudo qualitativo e descritivo de práticas territoriais em um serviço de saúde mental. Os resultados mostraram que as atividades territoriais são desenvolvidas de maneira coletiva. Elas consideram os desejos, as habilidades, as necessidades e os projetos de vida dos participantes. Pode-se observar que possibilitam o convívio e a produção de significados no cotidiano, bem como recriam potencialidades no cuidado em saúde mental.

Palavras-chave : Saúde mental; Atividades Humanas; Planejamento em Saúde Comunitária.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License