SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Cooperação internacional em prevenção do uso abusivo de drogas no BrasilContando e encantando histórias de vida em um centro de atenção psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

PORTUGAL, Flávia Batista; CORREA, Anna Paula Machado  e  SIQUEIRA, Marluce Miguel de. Alcoolismo e comorbidade em um programa de assistência aos dependentes de álcool. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2010, vol.6, n.1, pp. 1-13. ISSN 1806-6976.

O presente trabalho teve como objetivo descrever o perfil de pacientes atendidos no Programa de Atendimento ao Alcoolista do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (PAA-HUCAM-UFES), portadores de comorbidades. O estudo é descritivo, de caráter retrospectivo. Observa-se que a maioria dos pacientes atendidos no PAA são homens, na faixa etária entre 35 e 54 anos. A ocorrência de transtornos clínicos foi mais frequente, seguida dos transtornos psiquiátricos e sociais. Conhecer o perfil de uma população é de suma importância, pois conhecendo a situação é possível sugerir e programar ações para melhor atendimento.

Palavras-chave : Alcoolismo; Comorbidade; Tratamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License