SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1A pesquisa qualitativa no fenômeno das drogas: o caso do Programa Regional de Capacitação em Pesquisa para Enfermeiros no Estudo do Fenômeno das Drogas na América LatinaAssistência de enfermagem aos familiares cuidadores de alcoolistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MARTINS, Raul Aragão; PARREIRA, Graziela Vanessa; CRUZ, Luciana Aparecida Nogueira da  e  SILVA, Izabella Alvarenga. Expectativas sobre os efeitos do uso de álcool e padrão de beber em alunos de ensino médio. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2010, vol.6, n.1, pp. 1-13. ISSN 1806-6976.

Estudos vêm mostrando que adolescentes iniciam o uso de bebidas alcoólicas cada vez mais cedo e de forma excessiva, padrão este associado a várias conseqüências negativas. Neste sentido este trabalho investiga se as expectativas de adolescentes em relação aos efeitos do álcool são altas ou baixas, e a relação existente entre estas expectativas e o padrão de consumo. Foram utilizados o AUDIT e o IECPA como instrumentos. O primeiro identifica o padrão de consumo de álcool e o segundo investiga as expectativas que estes sujeitos têm sobre o uso de álcool. Os resultados, ao contrário de outros estudos, não evidenciaram a relação positiva entre beber de risco e expectativas altas sobre o uso de álcool.

Palavras-chave : Alcoolismo; Estudantes; Consumo de bebidas alcoólicas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License