SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Uso da criatividade e da tecnologia no ensino da crise em enfermagem psiquiátrica e saúde mentalUso de substâncias psicoativas entre acadêmicos de enfermagem da Universidade Católica de Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MEIRA, Solange  e  ARCOVERDE, Marcos Augusto Moraes. Representações sociais dos enfermeiros de unidades básicas de um distrito sanitário de Foz do Iguaçu, PR, sobre o alcoolismo. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2010, vol.6, n.1, pp. 1-13. ISSN 1806-6976.

Estudo qualitativo que objetivou identificar a atuação e a representação dos enfermeiros de unidades básicas de saúde sobre o alcoolismo. Pesquisa descritiva e exploratória, na qual se utilizou referencial teórico das Representações Sociais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito enfermeiros. Dos discursos emergiram três categorias: representação do alcoolismo; atenção básica - possibilidades de atendimento frente aos usuários de álcool e fatores que contribuem para a assistência ao usuário de álcool. Os resultados apontam atitudes baseadas em percepções formadas a partir de experiências pessoais. Verificou-se falta de comprometimento do enfermeiro com a questão do alcoolismo e assistência pautada no modelo biomédico ou da doença.

Palavras-chave : Enfermeiros; Alcoolismo; Atenção Primária à Saúde.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License