SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Social representations of nurses from health care centers in a sanitary district in Foz do Iguaçu about alcoholismNursing stress in adult intensive care units: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

BOTTI, Nadja Cristiane Lappann; LIMA, Adriano Ferreira Duarte de  and  SIMOES, Willy Moreira Batista. Uso de substâncias psicoativas entre acadêmicos de enfermagem da Universidade Católica de Minas Gerais. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2010, vol.6, n.1, pp. 1-16. ISSN 1806-6976.

Objetivo deste estudo foi identificar o padrão do consumo de substâncias psicoativas entre estudantes do curso de enfermagem. A metodologia usada foi o estudo descritivo-quantitativo, com 393 estudantes do curso de enfermagem. Os dados foram coletados a partir de um questionário e analisados através da estatística descritiva. Como resultados encontrou-se que o uso na vida de substâncias psicoativas entre os estudantes de enfermagem é expressivo, tornando-se fator preocupante no que diz respeito à saúde dessa população. Conclui-se que o consumo de substâncias psicoativas entre os estudantes do curso enfermagem é problema que deve ser enfrentado através da implantação de ações preventivas e de redução de danos.

Keywords : Abuso de substâncias; Drogas lícitas e ilícitas; Estudantes; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License