SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Las representaciones sociales de los enfermeros de unidades básicas de salud de un distrito sanitario de Foz do Iguaçu-PR sobre el alcoholismoEl estrés del enfermero en las unidades de terapia intensiva adulta: una revisión de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

BOTTI, Nadja Cristiane Lappann; LIMA, Adriano Ferreira Duarte de  y  SIMOES, Willy Moreira Batista. Uso de substâncias psicoativas entre acadêmicos de enfermagem da Universidade Católica de Minas Gerais. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2010, vol.6, n.1, pp. 1-16. ISSN 1806-6976.

Objetivo deste estudo foi identificar o padrão do consumo de substâncias psicoativas entre estudantes do curso de enfermagem. A metodologia usada foi o estudo descritivo-quantitativo, com 393 estudantes do curso de enfermagem. Os dados foram coletados a partir de um questionário e analisados através da estatística descritiva. Como resultados encontrou-se que o uso na vida de substâncias psicoativas entre os estudantes de enfermagem é expressivo, tornando-se fator preocupante no que diz respeito à saúde dessa população. Conclui-se que o consumo de substâncias psicoativas entre os estudantes do curso enfermagem é problema que deve ser enfrentado através da implantação de ações preventivas e de redução de danos.

Palabras clave : Abuso de substâncias; Drogas lícitas e ilícitas; Estudantes; Enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License