SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Trabalho em equipe na saúde mental: o desafio interdisciplinar em um CAPS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SECCO, Iara Aparecida de Oliveira; ROBAZZI, Maria Lúcia do Carmo Cruz; SOUZA, Francisco Eugênio Alves de  e  SHIMIZU, Denise Sayuri. Cargas psíquicas de trabalho e desgaste dos trabalhadores de enfermagem de hospital de ensino do Paraná, Brasil. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2010, vol.6, n.1, pp. 1-17. ISSN 1806-6976.

O estudo objetivou analisar cargas psíquicas de trabalho da equipe de enfermagem de hospital de ensino e sua relação com os desgastes desses trabalhadores. Foi realizado sob o referencial teórico do materialismo histórico, com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, com sete gerentes de enfermagem. Os achados evidenciaram que as cargas psíquicas relacionam-se à penosidade inerente à atividade, pelo convívio com a dor e a morte; ainda, a história de vida e as dificuldades socioeconômicas do pessoal têm contribuído para potencializar as cargas psíquicas. Ações preventivas e assistenciais à saúde física e mental do pessoal de enfermagem são absolutamente necessárias.

Palavras-chave : Estresse Psicológico; Carga de Trabalho; Saúde do Trabalhador; Enfermagem; Hospitais de Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License