SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2O uso da maconha associado ao déficit de habilidades sociais em adolescentesConfiabilidade do teste de identificação de transtornos devido ao uso de álcool (AUDIT) em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

VIEIRA, Julliana Keith de Sá et al. Concepção sobre drogas: relatos dos usuários do CAPS-ad, de Campina Grande, PB. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2010, vol.6, n.2, pp. 274-295. ISSN 1806-6976.

Objetivou-se com este trabalho, de caráter científico, analisar a concepção dos usuários do CAPS-ad de Campina Grande, PB, acerca das drogas, avaliando suas repercussões na dependência química e o seu tratamento. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho analítico, realizada com 15 usuários do serviço. Para análise dos dados, foi utilizada a análise de discurso. O trabalho obedeceu aos pré-requisitos éticos da Resolução 196/96, do CNS, que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos. Constatou-se a insipiência, por parte de alguns usuários do serviço, acerca de informações aprofundadas sobre os danos causados pelas drogas à sua saúde e, ainda, que as drogas lícitas não eram vistas como drogas. Os CAPS-ad têm papel fundamental na construção de conhecimento, e é necessário que os profissionais redefinam estratégias e práticas de acordo com essa realidade, levando o usuário a ser responsável pelo seu tratamento e reabilitação física, emocional e social.

Palavras-chave : Usuários de Drogas; Saúde Mental; Usuários; Concepção Sobre Drogas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )