SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Concepção sobre drogas: relatos dos usuários do CAPS-ad, de Campina Grande, PBA percepção do agente comunitário de saúde para identificar a depressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MATTARA, Fernanda Pavarina; ANGELO, Priscila Milene; FARIA, João Bosco  e  JULIANA ALVARES DUARTE BONINI, Campos. Confiabilidade do teste de identificação de transtornos devido ao uso de álcool (AUDIT) em adolescentes. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2010, vol.6, n.2, pp. 296-314. ISSN 1806-6976.

O objetivo deste trabalho foi estimar a confiabilidade do teste de identificação de transtornos devido ao uso de álcool (AUDIT), aplicado em adolescentes. Foram avaliados 141 estudantes com idade de 14 a 17 anos (14,93±0,62). A consistência interna do instrumento foi estimada pelo coeficiente alfa de Cronbach e sua reprodutibilidade pela estatística Kappa ponderada por ponto e por intervalo de 95% de confiança. O AUDIT apresentou excelente consistência interna (α=0,80, rinter-item=0,29). A maioria das questões apresenta reprodutibilidade classificada como “boa”. Pode-se concluir que o AUDIT revelou-se instrumento confiável para o levantamento de informações sobre o consumo de álcool em adolescentes.

Palavras-chave : Alcoolismo; Adolescente; Reprodutividade dos Testes.

        · resumo em Inglês | Inglês | Inglês | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )