SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Confiabilidad del test de identificación de transtornos debidos al uso de alcohol (AUDIT) en adolescentesPerfil epidemiológico de los usuarios de la Red de Salud Mental del Municipio de Iguatu, CE, Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

HARADA, Olívia Lina  y  SOARES, Marcos Hirata. A percepção do agente comunitário de saúde para identificar a depressão. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2010, vol.6, n.2, pp. 315-336. ISSN 1806-6976.

Objetivou-se, aqui, avaliar a percepção sobre o preparo do agente comunitário de saúde (ACS) para detecção da depressão, pois esse profissional representa importante papel na identificação desse transtorno. Os nove ACSs responderam questionário com perguntas abertas e autoaplicáveis. A análise dos resultados permitiu a elaboração de três temas para a discussão: atitudes e conhecimentos sobre transtornos mentais e depressão, capacitação em saúde mental, assistência em saúde mental e apoio matricial. Concluiu-se que o conhecimento do ACS baseia-se no consenso coletivo e que, muitas vezes, se torna precário frente à demanda, suscitando, assim, a busca por melhor capacitação desses profissionais.

Palabras clave : Depressão; Saúde Mental; Atenção Primária à Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )