SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2La percepción del agente comunitario de salud para identificar la depresiónUso de tabaco entre adolescentes: revisión de literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

CARVALHO, Marcos Danúbio Alves de; HELDER OLIVEIRA E, Silva  y  LEILA VIEIRA, Rodrigues. Perfil epidemiológico dos usuários da Rede de Saúde Mental do Município de Iguatu, CE. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2010, vol.6, n.2, pp. 337-349. ISSN 1806-6976.

Este artigo apresenta o perfil epidemiológico dos usuários da rede de saúde mental do município de Iguatu, CE. Trata-se de estudo descritivo com abordagem quantitativa. Foram avaliados os prontuários de 143 usuários, cadastrados e atendidos nos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. Constatou-se que a maioria dos usuários chega aos serviços por iniciativa da família, possuem baixa escolaridade e renda média variando entre 1 e 2 salários mínimos. Conclui-se que os serviços avaliados necessitam fortalecer a prática da clínica ampliada, intensificando as ações coletivas, reduzindo a medicalização e efetivando a integração dos usuários com suas redes de apoio.

Palabras clave : Saúde Mental; Epidemiologia; Serviços de Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )