SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número especialEvaluación cualitativa en el contexto de la reforma psiquiátrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

ESPER, Larissa Horta  y  FURTADO, Erikson Felipe. Associação de eventos estressores e morbidade psiquiátrica em gestantes. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2010, vol.6, n.spe, pp. 368-386. ISSN 1806-6976.

A literatura aponta importantes associações entre a vivência de eventos estressores por gestantes e prejuízos à saúde mental materna. Este estudo teve por objetivo analisar a relação entre a ocorrência de eventos estressores e a morbidade psiquiátrica no terceiro trimestre da gestação. Trata-se de estudo epidemiológico clínico, observacional, transversal, sobre amostra de 449 gestantes, recrutadas de forma sequencial e aleatória em uma maternidade pública na cidade de Ribeirão Preto, SP. Os dados foram coletados através dos seguintes instrumentos: um questionário estruturado, visando a obtenção de dados sociodemográficos, histórico gestacional e saúde da gestante, um questionário de morbidade psiquiátrica (QMPA) e uma entrevista semiestruturada para eventos recentes de vida (IRLE). Todas as participantes apresentaram eventos estressores (m=5; dp=2,2; min=1-máx=14) sendo a categoria saúde a mais frequente (99,1%) e os eventos “gravidez indesejada” (60,58%; n=272) e “dificuldade financeira média” (31,85%; n=143) os mais comuns. O número total de eventos estressores apresentou correlação positiva e significante em relação aos sintomas e queixas emocionais de gestantes (p<0,01). Quando avaliados separadamente por categorias, "finanças" foi a categoria mais fortemente relacionado (p<0,01). Os resultados apontam alta vivência materna de eventos estressores durante o período gestacional e correlação positiva entre eventos estressores e sintomas psiquiátricos.

Palabras clave : Gravidez; Estresse Psicológico; Sintomas Afetivos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License