SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 special issueGood Living Workshop: Building health education technologies and meanings in mental healthAlcohol Use in a Venezuelan Community: An Ethnographic Research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

PILLON, Sandra Cristina et al. Fatores de risco, níveis de espiritualidade e uso de álcool em estudantes de dois cursos de enfermagem. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2010, vol.6, n.spe, pp. 493-513. ISSN 1806-6976.

Este é um estudo transversal e teve por objetivo analisar as relações entre fatores de risco, níveis de espiritualidade e uso de álcool em estudantes de dois cursos de enfermagem. A amostra foi composta por 313 estudantes. Foram utilizados: questionário de informações sociodemográficas, Teste de Identificação do Uso do Álcool e Escala de Espiritualidade. Houve predomínio de jovens do sexo feminino, solteiros e católicos. O uso de álcool esteve presente em 83,4% da amostra e quase um terço o consumia em níveis problemáticos. Os fatores de risco foram sexo masculino e baixa pontuação nos níveis de espiritualidade. Estudos dessa natureza são de grande valia quando da elaboração de programas de prevenção ao uso de álcool, no âmbito universitário.

Keywords : Uso de álcool; Fator de Risco; Estudante de Enfermagem; Prevenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License