SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1O consumo de álcool durante o tratamento da tuberculose: percepção dos pacientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

TEIXEIRA, Patrícia Santos; STEFANINI, Maria Cristina Bergonzoni; MARTINS, Raul Aragão  e  CRUZ, Luciana Aparecida Nogueira da. Desenvolvimento cognitivo e sintomas depressivos em adolescentes que fazem uso de bebidas alcoólicas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2011, vol.7, n.1, pp. 03-09. ISSN 1806-6976.

Levantamentos sobre o uso de álcool mostram que o consumo dessa substância começa na adolescência. É comum, nessa etapa do desenvolvimento, algumas pessoas apresentarem sintomas depressivos. A combinação do uso de álcool e sintomas depressivos pode afetar o desenvolvimento cognitivo e escolar de estudantes. Esta pesquisa visa identificar e discutir a relação entre o uso de álcool pelos adolescentes, a depressão e a consequência desse uso no desenvolvimento cognitivo. Participaram da pesquisa 127 alunos de duas escolas do interior do Estado de São Paulo, que responderam ao Audit, o BDI e Provas para o Desenvolvimento Operatório. Resultados mostram que o consumo de álcool em excesso é significativo, mas não se observou relação entre o uso de álcool, sintomas depressivos e o baixo rendimento cognitivo.

Palavras-chave : Bebidas Alcoólicas; Depressão; Consumo de Álcool; Adolescentes; Desenvolvimento Cognitivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License