SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1O consumo de álcool durante o tratamento da tuberculose: percepção dos pacientesCenário da assistência em saúde mental/uso de substâncias psicoativas na região de saúde de Piracicaba, São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

CERQUEIRA, Gilberto Santos et al. Consumo de álcool entre estudantes de uma escola pública da cidade de Cajazeiras, PB. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2011, vol.7, n.1, pp. 18-24. ISSN 1806-6976.

O objetivo deste trabalho foi identificar o uso de bebidas alcoólicas pelos estudantes da maior escola pública da cidade de Cajazeiras, PB. Realizou-se estudo descritivo transversal, com abordagem quantitativa, e a amostra ficou composta por 300 alunos de uma escola pública da cidade. Verificou-se que 71% já tinham usado álcool, 66,4% fizeram experimentação da droga entre 13-17 anos, 69,4% usaram por diversão, 59,5% já se embriagaram ao consumir álcool, 21,3% experimentam em bares/boates e 39,4% beberam com maior frequência em bares/danceterias/boates. Constatou-se que há alto consumo de álcool entre adolescentes, sendo necessária a implementação de ações educativas, visando a diminuição do consumo.

Palavras-chave : Alcoolismo; Adolescentes; Drogas Ilícitas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License