SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Consumo de álcool entre estudantes de uma escola pública da cidade de Cajazeiras, PBInserção e prática religiosa entre mulheres: Aspectos protetores ao uso de álcool e violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

VINHA, Iris Renata. Cenário da assistência em saúde mental/uso de substâncias psicoativas na região de saúde de Piracicaba, São Paulo, Brasil. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2011, vol.7, n.1, pp. 25-31. ISSN 1806-6976.

O consumo de álcool e outras drogas tem representado problema emergente no Brasil. Este estudo objetivou caracterizar a assistência a dependentes químicos da Região de Saúde de Piracicaba e, para tal, realizou-se levantamento de dados do Sistema de Informação do Ministério da Saúde (DATASUS). Constatou-se que os gastos aumentaram, aproximadamente, 100% desde 2003 no local de estudo, principalmente nas cidades com hospital psiquiátrico (Araras e Rio Claro). Embora se saiba que as internações por transtornos mentais representem uma parcela dos casos existentes, esses dados podem servir para programação e gestão da atenção em saúde mental.

Palavras-chave : Unidade Hospitalar de Psiquiatria; Saúde Mental; Transtornos Relacionados ao Uso de Substância; Avaliação de Serviços de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License