SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Imágenes aversivas vehiculizadas en paquetes de cigarrillos: significados atribuidos por universitarios del área de salud de una universidad pública estatal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

SOARES, Janaina; VARGAS, Divane de  y  OLIVEIRA, Márcia Aparecida Ferreira de. Atitudes e conhecimentos de profissionais de saúde diante do álcool, alcoolismo e do alcoolista: levantamento da produção científica nos últimos 50 anos. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2011, vol.7, n.1, pp. 45-52. ISSN 1806-6976.

O estudo verificou a produção científica sobre a temática atitudes e conhecimentos de profissionais de saúde diante do álcool, do alcoolismo e do alcoolista, nos últimos 50 anos, por meio de consulta sistemática às bases de dados: PubMed, LILACS e SciELO. Procedeu-se à análise do conteúdo que originou três temáticas. Os resultados evidenciaram que a maioria dos profissionais apresentou atitudes que não se diferenciam daquelas encontradas no senso comum, percebendo-se que as atitudes dos profissionais de saúde sofreram poucas mudanças ao longo das últimas cinco décadas.

Palabras clave : Atitude do Pessoal de Saúde; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Alcoolismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License