SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Imagens aversivas veiculadas nos maços de cigarros: Significados atribuídos por universitários da área da saúde de uma universidade pública estatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SOARES, Janaina; VARGAS, Divane de  e  OLIVEIRA, Márcia Aparecida Ferreira de. Atitudes e conhecimentos de profissionais de saúde diante do álcool, alcoolismo e do alcoolista: levantamento da produção científica nos últimos 50 anos. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2011, vol.7, n.1, pp. 45-52. ISSN 1806-6976.

O estudo verificou a produção científica sobre a temática atitudes e conhecimentos de profissionais de saúde diante do álcool, do alcoolismo e do alcoolista, nos últimos 50 anos, por meio de consulta sistemática às bases de dados: PubMed, LILACS e SciELO. Procedeu-se à análise do conteúdo que originou três temáticas. Os resultados evidenciaram que a maioria dos profissionais apresentou atitudes que não se diferenciam daquelas encontradas no senso comum, percebendo-se que as atitudes dos profissionais de saúde sofreram poucas mudanças ao longo das últimas cinco décadas.

Palavras-chave : Atitude do Pessoal de Saúde; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Alcoolismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License