SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Qualidade de vida de mulheres com incontinência urinária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SCHERER, Zeyne Alves Pires; SCHERER, Edson Arthur; NASCIMENTO, Andressa Duarte  e  RAGOZO, Fábio Dias. Perfil sociodemográfico e história penal da população encarcerada de uma penitenciária feminina do interior do estado de São Paulo. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2011, vol.7, n.2, pp. 55-62. ISSN 1806-6976.

Neste estudo o objetivo foi traçar o perfil sociodemográfico e a história penal das mulheres encarceradas da Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto, utilizando o prontuário processual e de saúde. A população foi de 310 mulheres, na maioria jovens, brancas, naturais do Estado de São Paulo, solteiras, com pelo menos um filho, católicas, baixa escolaridade e ocupações relacionadas. Envolvimento com drogas (tráfico e uso) foi o delito mais observado. A maioria cumpria pena de 1 a 12 anos e estava aprisionada pela primeira vez. Percebeu-se que os prontuários estavam com dados incompletos. Os profissionais precisam reconhecer a importância dos registros e ser incentivados a fazê-los.

Palavras-chave : Mulheres; Prisões; Violência; Fatores Socioeconômicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )