SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Quality of life of women with urinary incontinenceThe role of nursing and the formation of multipliers in relapse prevention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

CLARO, Heloísa Garcia et al. Adaptação cultural de instrumentos de coleta de dados para mensuração em álcool e drogas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2011, vol.7, n.2, pp. 71-77. ISSN 1806-6976.

A mensuração em álcool e drogas subsidia ações de prevenção e tratamento, e fornece informações para pesquisas nessa temática. Por meio de revisão bibliográfica, foram encontradas informações sobre as aplicações de instrumentos de coletas de dados, características desses instrumentos e desafios no processo de adaptação. Encontrou-se que os instrumentos adaptados devem considerar as necessidades do indivíduo e o uso da droga em seu aspecto biopsicossocial. Os referenciais adotados de adaptação cultural devem ser padronizados, e os métodos utilizados no processo precisam estar explícitos nos estudos publicados.

Keywords : Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool; Psicotrópicos; Estudos de Validação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )