SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Adaptação cultural de instrumentos de coleta de dados para mensuração em álcool e drogasAs relações interpessoais e o consumo de drogas por adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

FRANCA, Marilene Gonçalves  e  SIQUEIRA, Marluce Miguel de. O papel da enfermagem e a formação de multiplicadores ante o processo de prevenção à recaída. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2011, vol.7, n.2, pp. 78-84. ISSN 1806-6976.

A prevenção à recaída consiste em ensinar o indivíduo a identificar as situações de risco e a lidar com elas. Objetivou-se, nesta pesquisa, qualificar a consulta de enfermagem prestada ao indivíduo que enfrenta o processo de recaída, através da integração ensino/assistência, no Programa de Atendimento ao Alcoolista. Pesquisa descritiva e exploratória, qualiquantitativa, com análise de conteúdo, dividida em três fases: confecção do manual, formação da equipe de enfermagem e avaliação. O estudo possibilitou observarem-se mudanças nas concepções dessa equipe acerca da recaída, da relação entre a teoria e a prática e de sua atuação como mediadora desse processo educativo.

Palavras-chave : Alcoolismo; Recidiva; Enfermagem; Educação em Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )